2008/04/22

As Brumas de Avalon


"...As Brumas de Avalon é um dos mais fantásticos épicos medievais alguma vez escrito, no qual Marion Zimmer Bradley recria as lendas arturianas, desta vez narrado através do olhar das mulheres que, por detrás do trono, governaram os próprios actos masculinos e foram as verdadeiras detentoras do poder.
Num universo paralelo à Grã-Bretanha celta, a enigmática ilha de Avalon é a guardiã dos grandes mistérios eternos e sagrados. E os que estão destinados a viver nos dois mundos são, passo a passo, confrontados com as antigas tradições ligadas à Natureza, e às suas forças obscuras, e à nova fé cristã que procura espalhar-se no território.
No centro de A Senhora da Magia, primeiro dos quatro volumes desta saga, está Morgaine, a meia-irmã de Arthur, que se encontra num processo de iniciação para se tornar Grã-Sacerdotisa de Avalon. O seu grande objectivo é afastar a Bretanha da nova religião que encara a mulher como portadora do pecado original, ao mesmo tempo que desenvolve todos os esforços para colocar o seu meio-irmão no poder, como símbolo e líder da Bretanha unificada, sob a égide de Avalon e da Espada Mágica, Excalibur.
Num ambiente verdadeiramente mágico de paganismo, cristianismo, rituais mágicos e visões, sensualidade e realidade, A Senhora da Magia introduz-nos no mundo lendário do Rei Arthur, dos Cavaleiros da Távola Redonda e das Cruzadas. É o olhar feminino sobre o tempo da busca da paz e da unificação da Bretanha: cheio de inesperadas cintilações e magias, repleto de penumbras, brumas e rituais femininos. Uma perspectiva alucinante e vertiginosa de uma época onde tudo era possível através dos poderes das mulheres..."


Uma colecção de 4 livros
1 A senhora da Magia
2 A rainha Suprema
3 O rei Veado
4 O Prisioneiro da Árvore

Tenho o 1º livro desta saga, não sei como ele veio parar às minhas mãos.
Teve ( sem exagerar) um par de anos na estante sem nunca me chamar à atenção, até que um dia peguei nele e resolvi ler e simplesmente adorei o livro, aquele ambiente de magia envolveu-me completamente. Dps está claro que iniciei a leitura do segundo e do terceiro (estes dois emprestados) e na minha humilde opinião as sagas vieram a decair em qualidade a olhos vistos. O segundo ainda conseguiu acompanhar o primeiro, mas o terceiro ficou muito aquém. O quarto nem tive coragem de o ler , talvez para um dia destes, quando o encontrar na biblioteca. Não vos vou resumir os livros pq já não me lembro bem das histórias em particular( pois já os li para ai há uns 6 anos).

Sem comentários: