2011/07/21

O Fim da Inocência - Francisco Salgueiro



Sinopse
Aos olhos do mundo, Inês é a menina perfeita. Frequenta um dos melhores colégios nos arredores de Lisboa e relaciona-se com filhos de embaixadores e presidentes de grandes empresas. Por detrás das aparências, a realidade é outra, e bem distinta. Inês e os seus amigos são consumidores regulares de drogas, participam em arriscados jogos sexuais e utilizam desregradamente a internet, transformando as suas vidas numa espiral marcada pelo descontrolo físico e emocional.
Francisco Salgueiro dá voz à história real e chocante de uma adolescente portuguesa, contada na primeira pessoa. Um aviso para os pais estarem mais atentos ao que se passa nas suas casas.

Opinião
Este livro chegou-me à mão por acaso, a minha tia tem filhos adolescentes, comprou-o e eu pedi emprestado.
Eu que não me escandalizo facilmente, fiquei estupefacta com o que li, escandalizada mesmo. Houve coisas que eu nem sonhava que existiam.
É de facto um livro que recomendo a pais e educadores apesar de ter uma linguagem muito "porca" e às vezes despropositada.
Eu até nem sou de uma geração muito diferente daquela que é falada no livro eu sou do meio da decada de 80 estes miudos decada de 90. A diferença não é muito mas em comportamento é abismal.
Em relação às drogas eu já sabia e calculei que isto agora andasse pior, pois na minha adolescência vi muitos amigos a passarem pelo mesmo. Charros, coca, ecstasy etc... eu vi tudo à minha frente, mas o sexo...a promiscuidade, a troca de parceiros, as festas privadas, os relacionamentos entre miúdas de 17 anos com homens casados de quase 50.
É muito para a minha carroça, que nojo...será que esta miúdagem não tem valores, será que esta miúdagem anda assim tão à nora que não sabe o que está a fazer, será que esta miúdagem não tem respeito por si, nem pelos outros????
Este diálogo tirado do livro diz tudo.
-Eu sou virgem e quero que a minha primeira vez seja com alguém especial!
-Não sejas tonta, tens que ganhar experiência, fazer sexo com muitas pessoas diferentes e ao mesmo tempo, só depois agarras-te a alguém!!!

Digam lá que não está aqui qq coisa trocada???

Eu tenho filhos e confesso que isto mete medo muito medo...é preciso ter a atenção redobrada.

Sem comentários: