2012/02/02

O meu primeiro Pão




Só eu sei o que me custou amassar a massa deste pão, nunca pensei que custasse tanto ufa! mesmo assim acho que não ficou bem, diziam na receita que tinha de ficar homogénea e sem colar, mas por mais que amassasse... homogénea ficou mas mesmo assim ficou a colar um pouco.
De resto ficou a levedar a noite inteira, hoje coloquei no forno durante uma horita.
Resultado....cheira deliciosamente bem, talvez tivesse ficado um pouquinho mais tempo.
Talvez tenha um pouco de sal a mais (mas poucochinho) e a parte de baixo ficou um pouco dura ( não sei pq alguém pode explicar?), mas nada que na próxima experiência melhore.
Sei que tenho de mudar de fermento, os bons ingredientes no pão caseiro fazem a diferença toda.
Usei o fermento normal para bolos da próxima vou usar fermento de padeiro.
Isto só para dizer que adorei a experiência vou voltar a repetir mas tenho alterar um pouco as coisas. Este foi o primeiro de muitos de todas as formas e feitios e tenho a dizer que apesar de tudo estou me aqui a controlar para não o devorar todo de uma vez, pois quando a malta aqui chegar logo ao final da tarde também quer provar. :)

1 comentário:

M. gato dos botões disse...

Eu também quero fazer o meu primeiro pão, mas no forno de lenha mesmo.
Há 1 mês que tenho 1 forno de lenha À disposição e ainda não consegui ter tempo para o experimentar.
Já fiz no forno e fica bem bom, mas não bate os caseiros alentejanos que compro (aqui na mercearia local... não os do continente e afins)
bjs