2012/05/28

Vozes Silenciosas




Sinopse
Torey Hayden é sobretudo conhecida por sustentar o argumento dos seus livros em casos verídicos, num registo de não-ficção que desafia os leitores a mergulharem num universo real. Em Vozes Silenciosas, a autora americana traz-nos um romance, o seu primeiro publicado em Portugal, sobre uma família disfuncional, uma criança diagnosticada como autista e os esforços de um psiquiatra para os ajudar. Quando Conor, de nove anos, chega ao consultório do pedopsiquiatra James Innes, traz já com ele o diagnóstico de autismo. Conor não estabelece contacto visual e filtra o que o rodeia através de um gato de brinquedo, repetindo a frase «o gato sabe». Mundialmente conhecida pelos seus bestsellersbaseados nas suas experiências profissionais, Torey Hayden apresenta agora um romance inesquecível sobre o que acontece quando a realidade e a imaginação se confundem.




Opinião


Este é o 4º ou 5º livro que li desta autora e o único até agora que não correspondeu às espectativas.
Foi o único em que a autora não faz parte da história, o que sinceramente não estava à espera. A história cansou-me, detestei a personagem de Laura, não gostei de ter de ler toda aquela fantasia criada por ela, quando chegava a parte das histórias criadas pela mãe de Conor só me apeteceu mudar de página (para ler fantasia agarrava num Senhor dos Anéis ou algo parecido).
Toda a personagem de Conor foi pouco apronfundada, achei muito superficial.
Em resumo achei estas 300pp superficiais, aborrecidas e quase vazias de mensagem. A autora tentou dar um pouco mais de cor e talvez de siginicado na última página do livro. O que para mim não resultou.

Sem comentários: