2012/07/12

As velas ardem até ao fim





Sinopse

Um pequeno castelo de caça na Hungria, onde outrora se celebravam elegantes
saraus e cujos salões decorados ao estilo francês se enchiam da música
de Chopin, mudou radicalmente de aspecto. O esplendor de então já não existe,
 tudo anuncia o final de uma época. Dois homens, amigos inseparáveis na juventude,
 sentam-se a jantar depois de quarenta anos sem se verem. Um, passou muito
tempo no Extremo Oriente, o outro, ao contrário, permaneceu na sua propriedade.
Mas ambos viveram à espera deste momento, pois entre eles interpõe-se um segredo de
uma força singular...


Opinião
O que me chamou neste livro foi a capa, sei que não se deve avaliar um livro pela capa( tal e qual como com as pessoas), mas a capa e tão bonita, misteriosa com um toque obscuro ( a capa não é esta que aqui aparece é a edição da D. Quixote).
Apesar das boas criticas que li e de já ir na 14ª edição, não achei que fosse propriamente uma obra prima, basicamente é um tratado sobre a amizade. Um livro pequeno de fácil leitura, mas dei comigo a ler e a pensar em coisas que não tinham nada a ver, logo deu para perceber que a história tem muitos pontos mortos, imensas repetições no final ficamos com a sensação NÃO LER CONTÉM SPOILERS que lemos 170pp para nada, não chegamos a conclusão alguma, todas as respostas que também estamos à espera não nos são reveladas as únicas ideias essenciais que me ficaram foram 2
1 não há amigos, podemos nos dar com muita gente, amar, gostar de muita gente, pensar que conhecemos alguém e achar que sim é um amigo para a vida. Isso não existe, chegará A altura em que isso irá pelo buraco.
2º Nada importa, não vale a pena guardar rancores, vinganças, ressentimentos a vida é tão curta, o que passou passou e já lá vai nada importa.
Perdoar é o melhor remédio e seguir em frente

Sem comentários: