2008/05/02

Memórias de uma Gueixa


Quioto, anos 30. Sayuri tem olhos cor de espelho e é uma das mais famosas gueixas do Japão. Acompanha cidadãos japoneses abastados, enverga deslumbrantes quimonos de seda mas tem de pagar pela sua própria liberdade até conhecer um danna que a sustente e pague todas as suas despesas. Na sua vida, tal como na de todas as gueixas, não há lugar para o amor, mas Sayuri apaixona-se... Um romance ímpar e contagiante que demorou dez anos a escrever.

Quem nada sabe sobre a cultura japonesa, então aqui fica um livro a ler obrigtoriamente, pois melhor que este para descrever e falar sobre todos os costumes, superstições, cultura e mistérios que estão por trás desta civilização tão antiga e distanciada de nós, não existe melhor.
A melhor parte deste livro não é a maneira como é escrito ou narrado, não que isto também não influenci, mas sim a honra que temos em podermos sentir que fazemos parte de uma vida exótica, diferente, especial e tão rica, tão fora do nosso normal, como a vida de uma gueixa.
Todos sabemos que a cultura japonesa é envolta em mistérios, e respeito isso, mas neste livro, Arthur Golden vai mais além, quebrando barreiras invisíveis que existiam entre esta cultura e o Mundo do Ocidente, dando-nos a entender, o por quê desta distância que já desde séculos anteriores.
O relato vívido de uma das mais famosas gueixas dos anos 20, Sayuri, leva-nos não só a descobrir e a aprender mais sobre algo que nos era inteiramente desconhecido, como também ficamos a compreender o que é exactamente uma Gueixa, visto existirem ainda hoje preconceitos e mal entendidos no que se refere à palavra e à função da mesma. E ao incentivar à leitura deste livro, espero quebrar esses mesmos preconceitos.

1 comentário:

Célia disse...

Gostei muito deste livro, especialmente por nos dar a conhecer uma cultura completamente diferente da nossa, mas também pela viagem pessoal da personagem. Muito bom!