2011/08/10

Amor de Perdição



Sinopse
Este romance, ou novela, como pretendem alguns, tem um traço shakespeareano, e é o livro mais traduzido do escritor, tendo sido, também, adaptado ao cinema por várias vezes. Escrito na prisão, em 15 dias, assinala a fase de plena maturidade artística de Camilo Castelo Branco.
Duas famílias nobres, os Botelho e os Albuquerque, vêem o ódio mútuo ameaçado pelo amor entre Simão Botelho e Mariana Albuquerque. Simão é um herói romântico, cujos erros passados são redimidos pelo amor; Teresa, uma heroína firme e resoluta em seu sentimento de devoção ao amado. O amor entre estes dois jovens, um amor puro, é contrariado pelo mundo exterior, o hipócrita mundo dos adultos. Essa será a causa da perdição dos amantes, ele como assassino, por amor dela, e ela tuberculosa, por amor dele.
A morte de ambos arrasta também a de Mariana, apaixonada por Simão, a mais romântica das personagens, e que procura a morte por não querer sobreviver à morte do amado.
Uma edição elegante para alunos, professores, e todos aqueles que querem manter vivo um dos nomes maiores da Literatura Portuguesa.

Opinião
Este é uma prova mais que viva que os livros têm de ser lidos na altura certa, com vontade certa e principalmente com a maturidade certa.
Na escola foi me imposto lêr este livro, sei que li os dois primeiros capítulos e decidi, fechá-lo para nunca mais abrir, pareceu-me chato, sem sentido, patético até.
Pela história, pela escrita e pelo vocabulário, com alguns (bastantes) arcaísmos em que sentimos necessidade de recorrer a um dicionário.
Decidi voltar a pegar nele e não é que adorei! Adorei a história trágica de amor entre Simão e Teresa com Mariana pelo meio, uma história simples mas encantadora.
Adorei bastante e recomendo vivamente, não só por ler um clássico português, mas para nos embrenharmos numa história tão romântica e marcante.

Sem comentários: