2011/12/06

Opus Dei Secreta




Sinopse
As experiências humanas não se discutem. É precisamente este o sentido deste livro, que relata pela primeira vez as histórias dos numerários e das numerárias, membros da Opus Dei, que saíram da Organização. O recrutamento, a pressão psicológica - sobretudo em relação aos jovens e às mulheres -, o uso do cilício e do látego (a denominada "disciplina"), a ruptura com as famílias, a repressão sexual, os livros "proibidos", a gestão do dinheiro, a doença. Histórias verdadeiras: de Itália a Espanha, da Inglaterra à Alemanha, dos Estados Unidos à América do Sul.

Ferruccio Pinotti revela como realmente se vive dentro da Opus Dei, já reconhecida como uma das mais poderosas e controversas organizações da Igreja de hoje.


Opinião

Amei este livro, um dos melhores que li este ano sem dúvida alguma, sai directamente para o meu top ten.
Um retrato real do que é a Opus Dei, contado por pessoas reais que saíram da organização, relatos reais, desde a homens a mulheres, doutorados ou não.
Um relato muito sóbrio e aprofundado de como tudo se passa dentro da instituição, da vida dos numerários e supranumerários. De como tudo funciona desde o o recrutamento até aos altos cargos directivos que se envolvem discreta ou insdiscretamente nos mais altos cargos políticos, financeiro, indultrial etc...
De muito fácil leitura, de facto é um livro que só se descansa quando acaba. Adorei é viciante, eu adoro estes temas das sociedades secretas religiosasa. Fiquei a aprender bastante sobre esta seita em concreto. E vou, sem dúvida alguma, investigar através de todos os nomes e sites que são mencionados no livro.
Recomendo vivamente. muito bom mesmo 6*

Sem comentários: