2011/12/20

O Sangue da Terra



Nem sei o que dizer acerca deste livro. Uma história muito simples muito simples mesmo.
O livro fala-nos de pessoas, de sentimentos e tudo o que nos move quando de amor se trata. Li metade deste livro enquanto estava à espera de ser atendida na ss, dá para ver que se lê muito bem e depressa.
Não me trouxe nada de novo, não fiquei familiarizada com nenhuma personagem muito menos me identifiquei com alguém mas...a verdade é que o li até ao fim e nunca pensei em o por de lado. Por isso algum valor literário tem de facto, podemos o catalogar por literatura light. A autora é portuguesa e só por isso vale a pena a leitura.

Circo



O domingo foi o dia exclusivo para os putos :)
Tanto que apanhei uma constipação daquelas, passamos a tarde toda no parque infantil, com um frio do caneco. Passei a tarde toda gelada, eles não claro, não param um minuto.
Fomos almoçar ao Mc para as suas delicias, e no final da tarde fomos ao circo, foi uma estreia a 3 o pai também nunca tinha ido, apenas eu já tinha assistido um sem numero de vezes. Acho que quando era miuda ia todos os anos nesta altuta.
Gostaram muito, principalmente a S. que tudo o que era acrobacias, qnado olhava para ela estava sempre com a boca aberta. Foi muito engraçado e eles adoraram portaram-se muito bem.

2011/12/15

Retrato a Sépia


Sinopse

Pela voz de uma jovem mulher, esta narrativa histórica, situada no Chile de finais do século XIX, é uma saga familiar portentosa, onde reencontramos algumas personagens de Filha da Fortuna e de A Casa dos Espiritos, romances cimeiros na obra de Isabel Allende.O tema principal é a memória e os segredos de familia. A protagonista, Aurora del Valle, sofre um trauma brutal que determina o seu carácter e apaga do seu espírito os primeiros cinco anos de vida. Criada pela sua ambiciosa avó, Paulina del Valle, cresce num ambiente priveligiado, livre de muitas das limitações que oprimem as mulheres da sua época, mas atormentada por pesadelos horríveis. Quando tem de enfrentar a traíção do homem que ama e a solidão, decide explorar o mistério do seu passado. Obra de uma dimensão humana extraordinária, eleva a narrativa da autora ao auge da perfeição literária.

Opinião

Li este livro não por me ter chamado a atenção ( já o conhecia) mas por curiosidade.
No outro livro, que adorei da Opus Dei constava que este Retrato a Sépia de Isabel Allende pertence aos livros proibidos da organização, e eu curiosa que sou, toma lá...fui à biblioteca requisitá-lo e foi do género, então vamos lá ver o que tens tu de tão especial para aqueles fulanos te proibirem.

Pois cheguei à conclusão que nada, um livro bem ao estilo desta autora, ( já tinha lido a Casa dos Espíritos e a Filha da Fortuna) este livro é um seguimento da Filha da Fortuna mas pode ser lido sem que se tenha lido o outro. Simplesmente a personagem principal do livro Filha da Fortuna é agora avó da personagem principal do livro Retrato a Sépia. Talvez a organização (Opus Dei) o tenha proibido por falar muito de sexo, por haver incesto, porque a uma certa altura aponta alguns padres da igreja católica de corruptos e falsos. Sinceramente não sei...eu não vi nada de extraordinário.
Uma história muito simples, chega a ser previsível, fala do clã Del Vale com especial atenção e destaque às personagens femininas.
Foi um livro que li bem, sem me aborrecer, rápido ,mas não me chegou a marcar.

2011/12/14

Coisas de miúdos

Na segunda feira ao dar banho ao M. entrou-lhe água para o ouvido. Ele sentiu-se incomodado e perguntámos se tinha água, se lhe doía e ele pois está claro, disse que sim sim sim.
Muito bem... mas nunca mais falou nisso.
No outro dia fui levá-los à escola e à hora de almoço telefona-me a educadora a informar que ele estava numa gritaria e queixava-se que lhe doía o ouvido. Bem lá fui eu buscá-lo e rumo à medica.
Nada...(ainda bem)um pouco vermelho mas nada, receitou-me umas gotas e um anti estamínico para ver se a... ranhoca vai embora o mais depressa possível.
A médica perguntou-lhe M. onde doí?
ele - Aqui (e punha a mão no ouvido) áua, banho buraco. traduzindo..a água do banho entrou no buraco. Isto passou e nunca mais falou de tal coisa. Fomos os dois lanchar a uma pastelaria sempre bem dispostos. Depois fomos buscar a irmã. Tudo calmo e pacifico.
Ao final da noite começa a s. a chagar-me a cabeça que lhe doía a ouvido. Mas a gemer.
pensei para os meus botões
queres ver que vou fazer de parva amanhã novamente para a médica..muito estranho, muita coincidência terem dores de ouvidos os dois ao mesmo tempo.
Foram para cama e hoje acordaram fresquinhos, já não lhes doía nada e até agora da escola ainda ninguém disse nada.
Acho que os miúdos nascem mesmo para fazerem de nós parvos e mártires que andamos aqui a enervarmo-nos a cansarmos-nos e a preocuparmo-nos para nada.



Ps. e eu que pensava que agora ia ter mais tempo disponível para fazer algumas coisas que tenho na gaveta há uma série de meses, nada parece que os dias estão cada vez mais curtos entre, preparação de refeições, limpezas, miúdos, roupas etc... está complicado tenho que me organizar vou-me mas é embora que tenho ali umas coisitas para fazer :)

Work in progress....


2011/12/10

Comecei hoje o meu novo projecto de Quilting, podemos dizer que é um projecto ambicioso devido ao tamanho.
Estou a fazer uma colcha para a cama nova do M. Na minha imaginação está linda agora vamos ver como corre. Vou tentar ser o mais perfeita possível mas tenho que dizer que não sou profissional este será o meu segundo projecto em patchwork e o primeiro em quilt. Vou tentar colocar fotos em algumas das fases de produção.
A ideia será esta mas óbviamente com motivos de rapaz. :)

Os Bórgia

Ontem vi o 1º capitulo da série Os Bórgia (tinha gravado), e adorei. O que nos vale são estas séries do AXN que nos vão entretende agradávelmente. 1º foi os pilares terra, a seguir Camelot e agora os Bórgia.
Recomendo vivamente, o episódio nº 2 vai dar na próxima quarta feira.

2011/12/06

Opus Dei Secreta




Sinopse
As experiências humanas não se discutem. É precisamente este o sentido deste livro, que relata pela primeira vez as histórias dos numerários e das numerárias, membros da Opus Dei, que saíram da Organização. O recrutamento, a pressão psicológica - sobretudo em relação aos jovens e às mulheres -, o uso do cilício e do látego (a denominada "disciplina"), a ruptura com as famílias, a repressão sexual, os livros "proibidos", a gestão do dinheiro, a doença. Histórias verdadeiras: de Itália a Espanha, da Inglaterra à Alemanha, dos Estados Unidos à América do Sul.

Ferruccio Pinotti revela como realmente se vive dentro da Opus Dei, já reconhecida como uma das mais poderosas e controversas organizações da Igreja de hoje.


Opinião

Amei este livro, um dos melhores que li este ano sem dúvida alguma, sai directamente para o meu top ten.
Um retrato real do que é a Opus Dei, contado por pessoas reais que saíram da organização, relatos reais, desde a homens a mulheres, doutorados ou não.
Um relato muito sóbrio e aprofundado de como tudo se passa dentro da instituição, da vida dos numerários e supranumerários. De como tudo funciona desde o o recrutamento até aos altos cargos directivos que se envolvem discreta ou insdiscretamente nos mais altos cargos políticos, financeiro, indultrial etc...
De muito fácil leitura, de facto é um livro que só se descansa quando acaba. Adorei é viciante, eu adoro estes temas das sociedades secretas religiosasa. Fiquei a aprender bastante sobre esta seita em concreto. E vou, sem dúvida alguma, investigar através de todos os nomes e sites que são mencionados no livro.
Recomendo vivamente. muito bom mesmo 6*