2012/01/31

Experiência, Torta de Laranja com Coco

Foi fácil de fazer (foi a minha primeira torta), o resultado visual é bom e chamativo, o resultado a nível de paladar...é bom, talvez um pouco menos de açúcar já que o coco é doce. Dicas a reter próxima vez que usar coco reduzir um pouco o açúcar. Fora isto estava óptima tanto que fiz ontem e já vai a meio, não esquecer que somos 4 a comer :)


Um Amigo Chamado Henry



Sinopse
Quando Jamie e Nuala Gardner escolheram um cachorrinho para o filho Dale, não eram uma família como qualquer outra à procura de um animal de estimação. O autismo de Dale era tão profundo que o mais pequeno desvio à sua rotina podia provocar-lhe um assustador acesso de fúria. A vida familiar fora praticamente devastada pela sua doença e os Gardner passavam a maior parte do tempo a tentar entrar no mundo autista do filho e dar-lhe o auxílio de que ele tanto precisava.
Porém, depois de anos de esforços constantes e progressos lentos, as suas vidas transformaram-se ao acolherem um novo membro na família, Henry, um cachorrinho golden retriever lindíssimo. Os laços criados entre Dale e o seu cão ajudaram finalmente os pais deste menino a atingir o objectivo quase milagroso que tanto haviam procurado e a proporcionar-lhe uma vida preenchida e feliz

Opinião
Adorei este livro. Chorei algumas partes, ri e principalmente vivi a história desta família, que passou por tanto. Todos os nossos problemas ao pé destes (reais problemas) não são nada. Gosto muito de ler sobre este tema, autismo e as sua várias formas e síndromes associados, para mim é algo misterioso, talvez por desconhecer a sua origem. É interessante perceber que o pensamento e raciocínio está lá, mas perdido em algures, são esses algures que me fascinam (acho), faz-me pensar que o nosso cérebro é uma cidade infinita cheia de lugares estranhos e de difícil acesso e nunca será desvendado a 100%. Recomendo vivamente.

2012/01/17

Gueixa : Uma Vida



Li este livro e fiquei um pouco baralhada.
Já li há muito tempo um outro titulo, que até foi produzido um filme baseado no mesmo, Memórias de uma Gueixa que gostei muito até.
Ao ler este, confesso que fiquei cheia de dúvidas, é inevitável compará-los não em termos de escrita é claro, mas em termos de contexto histórico. Ambos são passados no mesmo sítio, cidade, e no mesmo tempo histórico, antes e depois da grande guerra.
Este livro está melhor conseguido em termos técnicos e foca-se mais nos pormenores técnicos, práticas, conceitos, rituais... O outro relata-nos também alguns detalhes mas o tema central são os conflitos amorosos da personagem principal.
Sei por exemplo que neste livro fiquei a saber o quanto ganha uma gueixa, quanto custa uma festa em que elas participam, o n.º de festas em que uma mulher participa por noite, além do custo "legal" de uma festa, há também as gratificações etc etc. no outro livro nunca o ficamos a saber.
No inicio disse que fiquei baralhada porque há situações antagonistas do tipo, neste livro diz que uma gueixa pode se envolver amorosamente com quem entender, pode ser com o seu grande amor e que toda a comunidade pode o ficar a saber não tem de ser às escondidas, desde que esteja autorizada/abençoada pela Mãe ( que neste caso será a pessoa que a adoptou, ou seja, a dona da okiya em que trabalha). No outro livro não, até há um exemplo de uma das gueixas que se envolve com um homem (que de facto era o grande amor) e quando é descoberta e é expulsa.
Fico sem saber se uma gueixa pode ou não se envolver amorosamente num contexto sincero é claro.
Outro exemplo do outro livro. Diz-nos que quando se chega a altura de uma rapariga perder a virgindade, sendo esta (a virgindade) o bem mais precioso que uma mulher pode ter, é por isso negociado com todos os potencias clientes até se chegar à quantia mais elevada, sendo isso determinante para o estatuto que a gueixa passa a ter na comunidade. Aqui neste livro fala-se que tais práticas não acontecem na profissão de gueixa mas sim nas cortesãs da época, que muitas vezes acabam por se confundir por haver tantas semelhanças.
Gostei do livro, fiquei a saber um pouco mais sobre a cultura mais tradicional japonesa, apesar de ter ficado baralhada, e tudo o que pensava que já sabia afinal fiquei a saber que nada sei (como dizia Sócrates).
Também achei que o fim foi um pouco atabalhoado, tudo contado à pressa sobre pessoas que tinham até algum peso em toda a história, saltando muitos anos, mas também concordo que se calhar se nos fossem contar pormenores das mesmas,
podia se tornar um fim aborrecido.

2012/01/12

Mitos e Lendas do Japão




Li este livro em duas noites, confesso que saltei alguns parágrafos e houve capítulos em que não prestei muita atenção por não ser muito do meu interesse, por exemplo lendas de guerreiros, lendas de criaturas monstruosas etc.. No geral gostei deste livro deu para perceber o quanto os japoneses adoram/idolatram a natureza. Gostei também de saber em qual é a teoria que eles acreditam que começou o mundo, coisa que não fazia a mínima ideia. Todos os seus adorados e mais importantes deuses. Gostei deste livro, apesar de ter lido uma tradução brasileira...está me entendo?

2012/01/09

Inspiração




Livro Usado

Comecei o ano cheia de inspiração oriental.
Apetece-me ler e ver coisas sobre Japão e China, mais Japão, toda a cultura Zen, budista, todos aqueles Jardins de Quioto as casas tradicionais enchem-me de energia positiva.
Neste fim de semana fomos à praia buscar pedras e areia, tenho algumas ideias para por em prática, quando tiver um tempinho, depois coloco fotos.



Acabei de ler este livro
Livro Usado de José Lucas Pires, o autor foi financiado pela fundação Oriente para incursar nestas viagens e passar para o papel tudo o que via e sentia nos locais que visitou.
Ao ler este pequenino livro,( 100pp) houve realmente passagens em que pareceu que estava lá a ver o que o autor estava a ver, houve alturas em que me apeteceu ralhar com o autor para ele criticar/avaliar/opinar sobre o que via, ele que esteve em contacto com as pessoas com os cheiros com a cultura. O livro é basicamente uma descrição daquilo que ele estava a ver no momento ex uma senhora que entra no autocarro e começa a falar com outra, uma folha que cai num banco cheio de neve etc etc...basicamente é isto, por acaso a proporção do livro é a ideal se fosse um pouco maior e só com este conteúdo tornaria-se chato. Está bem conseguido lê-se bem, achei que José Lucas Pires domina as palavras e sabe bem utilizá-las.

2012/01/03

Castelo de Vidro



Li este livro num ápice e entrou directamente para o meu top 10. Que livro maravilhoso, que inspiração de vida.
Fiquei fã de Jeannette Walls, a maneira como escreve, a sinceridade que passou para o papel a sua estranha infância.
Como uma pessoa que foi educada na incerteza, no desleixo com pais negligentes conseguiu dar a volta por cima, e tornar-se uma pessoa normal e com um futuro risonho.
Para quem procura histórias de vida, estranhas e inspiradoras, cheias de situações caricatas, surrealistas até, recomendo vivamente este livro.
Desvendando um pouco, com este livro podemos conhecer um pouco melhor a vida da maioria dos sem abrigo.
Gostei bastante.

Tempo

Não tenho tido tempo para aqui vir, está demasiado apertado, ironias da vida ;) pensava eu que agora ia ter tempo de sobra para tudo, como me enganei.
Esta casa está sempre a precisar de algo...há sempre qq coisa fora do sítio ou por por em ordem. A roupa então sem comentários, as consultas e exames dos miúdos são assim como as cerejas.
Finalmente fomos ao otorrino quase depois de 1 ano à espera. A médica analisou-os e conclusão ambos têm de ser operados, minha nossa, mais essa agora. Já tenho exames e consultas quase semanais para os próximos 3 meses.
Entrevistas nem vê-las, como é possível uma pessoa enviar CV às dezenas por semana e não haver uma única resposta. Isto está mau mas muito mau, estou mm a ficar preocupada.
Vamos ver como as coisas correm. Se realmente isto se mantiver acho que vou seguir o conselho do nosso 1º ministro, se os outros vão e conseguem porquê não tentar? Tenho de ver os prós e contras. Começo a não encontrar nada que me agarre aqui. Pegar nas mochilas, pôr os miúdos às cavalitas e vamos nós partir para a aventura :)